Avançar para o conteúdo principal

TEORIAS ANTIGAS SOBRE A ORIGEM DOS SERES VIVOS


[TEORIAS ANTIGAS SOBRE A ORIGEM DOS SERES VIVOS]

1  INTRODUÇÃO
O presente trabalho  insere  se no  âmbito  de  pesquisas  e  investigação  no que tange a consolidação  dos conhecimentos  na disciplina de Biologia e tem como proposta de tema Teorias antigas sobre a origem dos seres vivos.
Os seres vivos da Terra actual  estão adaptados ao meio em que vivem.  Esta frase revela que entre  os seres vivos e o ambiente há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sua sobrevivência.
Inicialmente os Homens da ciência tentaram explicar a origem e multiplicidade das espécies através de teorias fixistas: durante séculos admitiu-se que as espécies surgiram tal como hoje as conhecemos e mantiveram-se imutáveis ao  longo do tempo e das gerações, permanecendo independentes quanto à sua origem.

2  FIXISMO
As explicações fixistas que, no mundo ocidental, foram aceites sem discussão até meados do séc.  XVIII, defendiam que  as diferentes espécies, uma vez surgidas, se mantinham inalteradas ao  longo do tempo. Foi o contacto com a grande variedade da fauna e da flora de outros continentes que,  no final do séc. XVIII, levou a pôr em causa a perspectiva fixista
da origem das espécies.
A teoria fixista sobre a diversidade da vida na Terra, afirma que as espécies que existem hoje em dia são idênticas às do passado, ou seja, todas elas apareceram adaptadas ao ambiente não sofrendo qualquer alteração. A imutabilidade defendida por este princípio explica que as extinções se devem, precisamente, a essa incapacidade de se adaptar ao ambiente por parte dos seres vivos. Esta concepção opõe-se ao evolucionismo porque este defende a ideia que as espécies  actuais  surgiram com transformações graduais sofridas por ancestrais e espécies extintas.
O fixismo fundamentava-se nas ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles.
Platão
Defendia a existência de dois mundos: «um mundo real, ideal, perfeito e eterno» e um «mundo ilusório e imperfeito», de que nos dávamos conta através dos nossos sentidos.
As variações que podem ser observadas nas populações de plantas e de animais eram, para Platão, simples representações imperfeitas das formas perfeitas que eram, essas sim, reais.
Aristóteles
Aluno de Platão  defendia a existência de uma escada da vida que tinha todos os seus de grausocupados por espécies fixas, que não mudavam, não evoluíam, desde as mais simples até às
mais complexas.
A versão religiosa do fixismo chama-se criacionismo, que foi desenvolvida de muitas formas diferentes, consoante a mitologia de cada religião. Num nível mais amplo, um  criacionista  é aquele que acredita que uma entidade suprema, um deus é o criador absoluto do céu e terra, a  partir  do nada, num ato de livre vontade. Para os teólogos, uma das bases para a  concepção criacionista da origem das espécies, está numa interpretação”à letra” do livro de Génesis.

3  TRANSFORMISMO
Maupertuis (1698-1759)
É um dos primeiros cientistas da época a apresentar uma concepção transformista. Defendia  que os  organismos vivos derivam da mesma fonte inicial, sendo eliminados os que têm características mais  aberrantes e ficando aqueles com ligeiras alterações relativamente aos progenitores.
Esta corrente veio em resposta ao Fixismo que propunham que a extinção de muitas espécies seria devida a eventos especiais como, por exemplo, muitas catástrofes que exterminaramgrupos inteiros de seres vivos. A  partir do século XIX, uma série de pensadores passou a admitir a ideia da substituição gradual de espécies por outras através de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Essa  corrente de pensamento,  transformista, que vagarosamente foi ganhando adeptos, explicava a adaptação como um processo dinâmico, ao contrário do que propunham os fixistas. Para o transformismo, a adaptação é conseguida através de mudanças. À medida que muda  o meio, muda a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança sobrevivem. Essa ideia deu origem ao  evolucionismo.   Evolução biológica é a adaptação das espécies a meios continuamente em mudança. Essa mudança das espécies nem sempre implica aperfeiçoamento ou  melhora. Muitas vezes leva a uma simplificação. É o caso das tênias, vermes achatados parasitas: embora nelas não exista tubo digestivo, estão perfeitamente adaptadas ao parasitismo no tubo digestivo do homem e de muitos outros vertebrados.

4  CATASTROFISMO
O Catastrofismo foi a corrente de pensamento geológico mais aceite até meados do século XVIII, sendo o seu principal defensor Georges Cuvier, pai da paleontologia.
Esta teoria explica a extinção de faunas e floras, por destruições sucessivas provocadas por inusitadas catástrofes ou cataclismos, de larga amplitude, que foram ocorrendo ao longo dos tempos geológicos e que atingiam enormes extensões da Terra.
«As catástrofes eram confinadas a certas regiões geográficas e depois da extinção de grande parte da  fauna e da flora locais, essa região era repovoada por espécies diferentes vindas de outras regiões. Essas  espécies seriam mais perfeitas que as anteriores  e permaneciam fixas e imutáveis até nova destruição.»
A ideia inicial de Georges Cuvier, sofreu alterações ao longo do tempo, sendo expandida para catástrofes de  acção  global, as quais resultavam na extinção de toda a fauna e flora da Terra.
Segundo os defensores desta vertente do catastrofismo, após a extinção de toda a fauna e flora global, novos organismos seriam criados pela acção divina. Era a incorporação da teoria catastrofista pelo  criacionismo defendido por alguns naturalistas do século XIX, que também defendiam que a última destas catástrofes havia sido o Dilúvio Bíblico.

5  GERAÇÃO ESPONTÂNEA
Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição; que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou da  abiogênese   (a=  prefixo de  negação,   bio =  vida,   genesis =  origem; origem da vida a partir da matéria bruta).
Pesquisadores passaram, então, a contestar a hipótese de geração espontânea, apresentando argumentos favoráveis à outra hipótese, a da biogênese, segundo a qual todos os seres vivos originam-se de outros seres vivos preexistentes.
Ao contrário dos criacionistas, alguns cientistas admitiam que os seres vivos se formavam a partir da matéria não viva.
Segundo Aristóteles,  autor desta teoria, e influenciado pela teoria platónica da existência de um mundo das imagens, afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, existiam diversas fórmulas que dariam origem às diferentes espécies. Isto é, segundo ele, os organismos podem surgir a partir de uma massa inerte segundo um princípio  activo. (Por exemplo, nascer um rato da combinação de uma camisa suja e de um pouco de milho).
A geração espontânea permaneceu como ideia principal do surgimento das espécies devido à influência que as crenças religiosas incutiam na civilização ocidental, principalmente. Assim, a geração espontânea tornou-se uma ideia chave para a teoria que surgiria a seguir.

6  LAMARCKISMO
Um dos primeiros adeptos do transformismo  foi o biólogo francês Lamarck.  No mesmo ano em que nascia Darwin,  Jean Baptiste Lamarck (1744-1829)  propunha uma ideia elaborada e lógica. Segundo ele, uma grande mudança no ambiente provocaria numa espécie a necessidade de se modificar, o que a levaria a mudanças de hábitos.
Se o vento e as águas podem esculpir uma rocha, modificando consideravelmente sua  forma, será que os seres vivos não poderiam ser também moldados pelo ambiente? Teria o ambiente o poder de provocar modificações adaptativas nos seres vivos?
Lamarck acreditava que sim. Considerava, por exemplo, que mudanças das circunstâncias do ambiente  de um animal provocariam modificações suas necessidades, fazendo que ele passasse a  adoptar  novos hábitos de vida para satisfazê-las. Com isso o animal passaria a utilizar mais frequentemente certas partes do corpo, que cresceriam e se desenvolveriam, enquanto outras partes não seriam solicitadas, ficando mais reduzidas, até se atrofiarem.
Assim, o ambiente seria o responsável directo pelas modificações nos seres vivos, que transmitiriam essas mudanças aos seus descendentes, produzindo um aperfeiçoamento da espécie ao longo das gerações.
Com base nessa premissa, postulou duas leis. A primeira, chamada Lei do Uso e Desuso, afirmava que, se para viver em determinado ambiente fosse necessário certo órgão, os seres vivos dessa espécie tenderiam a valorizá-lo cada  vez mais, utilizando-o com maior frequência, o que o levaria a hipertrofiar. Ao contrário, o não uso de determinado órgão levaria à sua atrofia e desaparecimento completo ao longo de algum tempo.
A segunda lei, Lamarck chamou de  Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos. Através dela postulou que qualquer aquisição benéfica durante a vida dos seres vivos seria transmitida aos descendentes, que passariam a tê-la, transmitindo-a, por sua vez, às gerações seguintes, até que ocorresse sua estabilização.
A partir dessas suas leis, Lamarck formulou sua teoria da evolução, apoiado apenas em alguns exemplos que observara na natureza. Por exemplo, as membranas existentes entre os dedos dos pés das aves nadadoras, ele as explicava como decorrentes da necessidade que elas tinham de nadar. Cornos e chifres teriam surgido como consequência das cabeçadas que os animais davam em suas brigas. A forma do corpo de uma planta de deserto seria explicada pela necessidade de economizar água.

7  EXPERIÊNCIA DE PASTEUR
Louis Pasteur (1822 – 1895) “Resolveu” a polémica da origem dos microrganismos. Pasteur adicionou caldo nutritivo em um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de microrganismo), porém permitindo que o caldo tivesse contacto com o ar.
Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril.
Isso foi possível devido a dois factores:
O primeiro foi consequente ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo. O segundo ocasionado pela adesão de partículas de impureza e microrganismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso. 
Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos microrganismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.
Ao expor o caldo aos microrganismos do ar, Pasteur estava fazendo o experimento controle de sua pesquisa. (fim da geração espontânea).
Demonstrou  que uma solução nutritiva  previamente esterilizada mantém-se estéril indefinidamente mesmo na presença de ar (pasteurização).

Comentários

  1. Ajude me bastante.isto muito agradeçedo.

    ResponderEliminar
  2. Ajude me bastante.estou
    muito agradeçedo.

    ResponderEliminar
  3. Me ajudou muito no meu projeto!
    Tou muito agradecido!

    ResponderEliminar
  4. Me ajudou muito no meu projeto!
    Tou muito agradecido!

    ResponderEliminar
  5. me ajudou muito gostei bem mais bem gotei.
    muito obrigado

    ResponderEliminar
  6. me ajudou muito gostei bem mais bem gotei.
    muito obrigado

    ResponderEliminar
  7. é boa a forma que esta organizado o trabalho foi muito simples concluir parte da minhA pequena pesquisa

    ResponderEliminar
  8. - Muito obrigado ajudou muito

    ResponderEliminar
  9. Gosti to muit grato pela exta pesquisa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Resistência Africana Contra Ocupação Europeia

Introdução Africa é  um continente um tanto quanto pobre devido a varias razoes históricas como as que serão mencionadas no decorrer deste trabalho, referimo-nos exatamente a ocupação colonial. Africa foi por muitos anos dominada pelas colonias não conseguindo desta forma criar as suas próprias bases de desenvolvimento, mais vários esforços foram envidados até que em 1960, o tão conseguido ano foi conhecido como ano Africano, esta foi a década em que a maiorias dos povos africanos ficaram independentes, mas claro depois de varias batalhas travadas, outras das quais serão tema do nosso debate neste trabalho que se segue. Causas de Resistências Os sistemas coloniais apresentavam se diversos quanto a forma a intensidade com que utilizavam seus mecanismos e instrumentos de dominação diante da rica variedade de cultura pre colonial. Também não resta duvida de que a dominação não foi efetiva em todos os espaços geopolíticos, ficando na pratica circunscrita aos pequenos centros e

Petróleo e Gás Natural: Moçambique

  Introdução O presente trabalho debruça-se á sobre aspectos ligados a Petroleo e Gás Natural, tendo em conta que são recursos importantes para a nossa vida quotidiana, o trabalho apresenta a partir da origem, ocorrência, propriedades físicas assim como químicas. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia , servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas , óleo diesel , gasolina , alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos . Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio . O Gás Natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos antiguidades como persas, babilónicos e gregos construíram templos onde mantinham aceso o fogo eterno. Um dos p

IMPORTANCIA DA AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAISES

1        Introdução A agricultura e a pecuaria permitem a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.  Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do sector primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. Mas neste trabalho vamos abordar a importancia da agropecuária nas economias dos países. As actividades agropecuária sempre desempenharam papel fundamental no processo de desenvolvimento económico dos países, evidenc