Avançar para o conteúdo principal

BOAS PRATICAS DO CULTIVO DA CENOURA



1         Índice



1         Introdução

O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo debruçar sobre aspectos inerentes a Cenoura. Ela é uma espécie de clima ameno cultivada na primavera, no verão e no outono em países de clima temperado e no inverno em países de clima sub-tropical. A cenoura é cultivada praticamente durante o ano todo. Pelas suas características de ciclo curto e paladar agradável, a cenoura consegue manter um lugar de destaque entre as hortaliças economicamente mais importantes. Participa como elemento básico em dietas alimentares de baixas calorias, servindo como ingrediente em saladas, sopas e molhos. No passado, a cultura foi muito explorada no exterior para a produção de caroteno; entretanto, a síntese industrial dessa substância a partir de 1947 fez o seu cultivo decrescer significativamente para este propósito. A cenoura se destaca como importante fonte natural de betacaroteno (5.000 a 15.000 Unidades Internacionais de Vitamina A por 100 g), sendo de grande valor no combate à deficiência dessa substância.

2          Origem e distribuição

A origem da cenoura parece estar localizada na Ásia, na área do Afeganistão, onde é possível encontrar cenouras em estado espontâneo.
Cultivada desde há mais de 2 mil anos, foi muito apreciada por determinadas classes sociais da Grécia antiga. As primeiras cenouras eram de cor branca, amarela e púrpura e não cor de laranja. As variedades actuais provêm de modificações destas variedades, iniciadas no século XVII, pelos holandeses.

 3         Importância Socio-económica

A cenoura tem grande importância socio-económica dado que ela tem um valor comercial considerável contribuindo assim para economia do país. A cenoura é rica em vitaminas A, B, C e em caroteno, precursor de vitamina A. Cem gramas de cenoura correspondem a 42 calorias (Aubert S., 1981). O consumo regular de cenoura é bastante eficaz no combate a doenças como as anemias e as avitaminoses. O caroteno confere protecção contra alguns cancros e tem efeitos muito benéficos na saúde da pele e da visão. As cenouras parecem, também, oferecer alguma protecção contra a acção dos raios ultravioleta, ajudando a pele a proteger-se contra agressões climáticas e aparecimento de rugas.
A cenoura é a hortaliça mais utilizada na preparação de alimentos para crianças após o desmame, sendo um alimento recomendado em caso de diarreias ou outros distúrbios do tubo digestivo. Isto faz com que a cenoura seja considerada um produto dietético por excelência e seja objecto de uma vigilância atenta.

 4         Classificação sistemática

A cenoura pertence à família Umbelifere e o seu nome científico é Daucus carota L.Pertence a espécie Daucus carota var. carota. Mais vulgar ou conhecido por cenoura.

5         Variedades mais cultivadas

A cenoura apresenta uma grande diversidade a nível da forma, do comprimento e da cor. Podemos distinguir vários tipos entre os quais: Nantes, Chantenay, Parisiense, Amsterdam, Flakkee e Imperador.
O mercado em fresco está dominado pela cenoura tipo Nantes que corresponde a uma raiz cilíndrica lisa, bem arredondada na extremidade, com colorido intenso e isenta de colo verde ou violeta. Quanto aos outros tipos são utilizados principalmente na indústria de transformação, como por exemplo: para sumos, alimentos para bebé e dietética (Chantenay); para congelação inteiras (Parisiense, mais curtas e redondas e Amsterdam, mais compridas e finas) e a Flakkee para congelação cortadas (macedónia).
Tendo em atenção o comprimento das raízes (curto, semi-comprido ou comprido) e o seu período de produção (precoce, tardio), poder-se-ão agrupar algumas variedades do seguinte modo:
Ø  Raízes curtas e precoces com início de produção em Abril/Maio:
Ø  Raízes semi – compridas com início de produção em Junho/Julho:
Ø  Raízes compridas com início de produção em Agosto/Outubro (produção tardia):
O cultivares de cenoura semi-compridas é actualmente as mais difundidas nas principais regiões produtoras.

6         Exigências Ecológicas

6.1       Clima

A cenoura é uma planta de regiões temperadas sendo o clima temperado marítimo bastante favorável à sua produção. É exigente relativamente à humidade e, em caso de seca, a raiz adquire um aspecto menos cilíndrico, formando-se no seu interior um reticulado fibroso que deprecia o valor comercial.
As condições climáticas anteriores à colheita têm muita importância na capacidade de conservação e duração do tempo de vida das cenouras. A chuva e a humidade relativa nas duas semanas que precedem a colheita são bastante desfavoráveis.

6.2       Solo

A planta prefere terrenos arenosos ou areno-limosos, profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica (M.O.). A cenoura não resiste em absoluto à acidez do terreno e é geralmente considerada como uma cultura hortícola sensível à salinidade.
O crescimento da raiz faz-se em função de factores como a intensidade de compactação, a textura, a porosidade, a estrutura e a estabilidade estrutural e ainda a humidade do solo.


7         Preparação de Terreno

A preparação do terreno tanto à superfície como em profundidade é importante para a implantação da cultura, para o desenvolvimento da raiz e qualidade à colheita. A manutenção qualitativa da estrutura do solo e da sua porosidade deve prever o arejamento, a facilidade de penetração das raízes, a actividade radicular, os riscos fitossanitários (fungos no solo), a actividade de micro organismos e a evolução da temperatura.
Além de melhorar a estrutura do solo, a cultivação permite enterrar os detritos vegetais da cultura anterior e incorporar os estrumes e adubações de fundo. A cultivação deve realizar-se quando o solo apresenta boas condições de humidade e não deve ser muito profunda (normalmente 25-30 cm) pois corre-se o risco de trazer à superfície a terra menos fértil.
Após a incorporação de matéria orgânica deverá realizar-se uma gradagem para uniformizar a superfície do terreno, que fica pronto para a desinfecção.
Nos solos arenosos, a manutenção da fertilidade depende, em boa medida, da aplicação de quantidades abundantes de matéria orgânica.
O nível de matéria orgânica no solo é muito importante já que actua a vários níveis:
Ø  Propriedades físicas do solo;
Ø  Crescimento da planta;
Ø  Capacidade de troca de catiões;
Ø   Retenção da água;
Ø   Actividade biológica do solo;
Ø   Migração dos elementos nutritivos.
Ao estrumar, deverão ser tomadas algumas precauções:
Ø  Não usar estrume demasiado fresco, já que a aplicação de um estrume mal decomposto, antes da cultura da cenoura, conduz a um aumento de raízes bifurcadas.
Ø  Não usar estrume com muita palha, já que podem ser criadas heterogeneidades no solo e aumentar o número de raízes bifurcadas.
Muitas vezes as técnicas culturais contribuem para a alteração da conformação geológica conduzindo a uma diminuição da estabilidade estrutural o que leva à má nutrição da planta e à redução da taxa de matéria orgânica.

8         Época de Sementeira

Um dos factores que condiciona o sucesso da cultura é a qualidade das sementes. Uma semente de boa qualidade deve estar em bom estado, apta a germinar e ter a garantia do cultivar. A cenoura cultiva-se ao longo de todo o ano, sendo durante os meses de Junho a Novembro o período de maior produção.


9         Profundidade da Sementeira

A sementeira convencional pode ser feita em linha contínua, manual ou mecanicamente, em sulcos de 1 a 2 centímetros de profundidade, espaçados de 20 centímetros. A sementeira não deve ser muito profunda (normalmente 25-30 cm).
A profundidade da sementeira e a densidade (número de cenouras por m2 ou ha) devem permitir o desenvolvimento homogéneo das cenouras com o mínimo de concorrência.

10    Compasso

Geralmente, o espaçamento de plantio no sistema semente-semente varia de 65 a 90 cm entre fileiras de plantas e cerca de 5 cm dentro das fileiras. O espaçamento usual, no caso do sistema semente-raiz-semente, é da ordem de 65 a 90 cm entre fileiras e em torno de 30 cm entre raiz dentro da fileira.

11    Práticas Culturais

11.1  Controle de Pragas e Doenças

Embora não seja totalmente eficaz, a rotação de culturas constitui uma importante prevenção na luta contra pragas e doenças do solo ao permitir uma redução significativa das populações de certos patogénicos. Com efeito, a protecção da cultura contra as doenças e pragas, que pode ser de ordem profilática, genética e química, deve inscrever-se num programa conjunto de condução da cultura. A primeira forma de combate consiste em prevenir os ataques antes que eles ocorram. Assim, deve-se:
Ø  Escolher as variedades melhor adaptadas às condições climáticas da região e ao ciclo cultural;
Ø   Escolher as variedades mais resistentes e tolerantes às doenças e pragas;
Ø   Semear em terreno são, bem drenado e evitar excessos de fertilização, sobretudo azotada;
Ø   Utilizar sementes sãs;
Ø  Praticar uma rotação de culturas suficientemente longa e evitar culturas precedentes que possam fomentar a doença;
A protecção química é o método mais simples, o mais rápido e o mais eficaz, pelo menos a curto prazo. Estas características, sobretudo a sua fácil utilização, tendem a conduzir a abusos que se saldam por alguns problemas no terreno, em especial os resíduos de pesticidas em quantidades muito importantes e o aparecimento de raças resistentes de inimigos das culturas. Os pesticidas utilizados têm frequentemente um efeito perverso acrescido: actuam não apenas sobre o alvo para o qual são homologados, mas também sobre o conjunto do ecossistema.

11.2  Adubação

A adubação do solo deve ser feitas com base nos resultados da análise de solo. O calcário (dolomítico, de preferência) deve ser incorporado na profundidade mínima de 20 cm, metade antes da aração e metade antes da gradeação, com antecedência mínima de 90 dias da sementeira. O cálculo das necessidades de fertilizantes deve ser feito comparando-se os resultados da análise de solo com os parâmetros de fertilidade para a cultura da cenoura. Os micro nutrientes boro e zinco são importantes nesta fase. Recomenda-se parcelar em duas vezes a adubação em cobertura, aplicando-se 60 kg/ha de N mais 60 kg/ha de k2O, aos 30 e aos 60 dias após a emergência. Deve-se irrigar levemente a cultura após esta operação, para evitar a queima das folhas pelo contacto directo com o adubo químico.

11.3  Rega

A manutenção de um teor constante de humidade permite à cenoura um aumento no rendimento e melhoria da qualidade. As cenouras bem regadas mostram-se mais lisas do que as que tiveram falta de água. Esta característica é geralmente tomada como um critério de qualidade.
Uma boa gestão da rega é condicionada pela escolha adequada dos equipamentos e pela sua condução que deve ser feita em função do clima, da natureza dos solos, do estado da cultura e do sistema cultural.
Apesar da rega por aspersão ser actualmente o sistema mais comum, são muitas vezes criadas, junto às plantas, condições de humidade que favorecem o desenvolvimento de doenças.
A rega excessiva pode provocar ainda alterações vulgarmente denominadas por “manchas de água” que correspondem a pequenas fendas de bordos irregulares nas cenouras.

12    Colheita

Depois de alcançado o desenvolvimento óptimo, as cenouras podem manter-se por algumas semanas no solo. Porém, apesar das cenouras ganharem em peso, a qualidade diminui: as folhas amarelecem, a raiz lenhifica no centro, perde sabor, pode rachar e tomar uma cor verde na zona do colo.

12.1  Critérios de Definição da Data de Colheita

A data da colheita depende do estado de desenvolvimento, da abertura de fendas no terreno e do aspecto da cenoura (diâmetro, aspecto liso da epiderme, arredondamento da extremidade apical da cenoura). Embora não exista nenhum parâmetro físico-químico objectivo que defina com precisão a data de colheita, o índice refractométrico e a firmeza são actualmente os parâmetros mais considerados. Com base no conhecimento do tempo de duração normal do ciclo cultural, é habitual o arranque de algumas plantas para verificar o estado de desenvolvimento da raiz.

12.2  Técnicas de Colheita

As operações de colheita incluem o arranque, a limpeza, a eliminação da folhagem, se necessário, e a recolha para recipientes.
A colheita pode ser manual, semi-mecânica ou mecânica. Actualmente a colheita mecânica está muito desenvolvida devido, sobretudo, às consideráveis vantagens na redução dos custos de produção relacionados com a mão-de-obra e à existência de cultivares que, pela sua folhagem erecta e resistência à tracção, estão bem adaptadas a este tipo de colheita.

12.3  Boas Práticas na Colheita da Cenoura

Após a colheita, a cenoura degrada-se rapidamente devido ao seu elevado metabolismo. A epiderme começa a descamar e os tecidos em redor dos cortes começam a perder a cor, afectando o aspecto exterior da raiz. A atenuação dos efeitos de degradação passa por:
Ø  Garantir um bom estado sanitário à colheita;
Ø   Colher de manhã bem cedo, de forma a evitar os períodos de mais calor;
Ø  Reduzir ao mínimo o tempo entre a colheita e o acondicionamento;
Ø   Colocar os palox ou caixas ao abrigo do sol, para evitar o aumento da temperatura.

Comentários

  1. O trabalho supracitado acima está perfeito

    ResponderEliminar
  2. Trabalho excelente meu amigo.

    Uma questão só: Porque paraste de escrever. Atenciosamente!

    Celso Matsinhe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Resistência Africana Contra Ocupação Europeia

Introdução Africa é  um continente um tanto quanto pobre devido a varias razoes históricas como as que serão mencionadas no decorrer deste trabalho, referimo-nos exatamente a ocupação colonial. Africa foi por muitos anos dominada pelas colonias não conseguindo desta forma criar as suas próprias bases de desenvolvimento, mais vários esforços foram envidados até que em 1960, o tão conseguido ano foi conhecido como ano Africano, esta foi a década em que a maiorias dos povos africanos ficaram independentes, mas claro depois de varias batalhas travadas, outras das quais serão tema do nosso debate neste trabalho que se segue. Causas de Resistências Os sistemas coloniais apresentavam se diversos quanto a forma a intensidade com que utilizavam seus mecanismos e instrumentos de dominação diante da rica variedade de cultura pre colonial. Também não resta duvida de que a dominação não foi efetiva em todos os espaços geopolíticos, ficando na pratica circunscrita aos pequenos centros e

Petróleo e Gás Natural: Moçambique

  Introdução O presente trabalho debruça-se á sobre aspectos ligados a Petroleo e Gás Natural, tendo em conta que são recursos importantes para a nossa vida quotidiana, o trabalho apresenta a partir da origem, ocorrência, propriedades físicas assim como químicas. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia , servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas , óleo diesel , gasolina , alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos . Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio . O Gás Natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos antiguidades como persas, babilónicos e gregos construíram templos onde mantinham aceso o fogo eterno. Um dos p

IMPORTANCIA DA AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAISES

1        Introdução A agricultura e a pecuaria permitem a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.  Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do sector primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. Mas neste trabalho vamos abordar a importancia da agropecuária nas economias dos países. As actividades agropecuária sempre desempenharam papel fundamental no processo de desenvolvimento económico dos países, evidenc