Avançar para o conteúdo principal

Petróleo e Gás Natural: Moçambique


 

Introdução

O presente trabalho debruça-se á sobre aspectos ligados a Petroleo e Gás Natural, tendo em conta que são recursos importantes para a nossa vida quotidiana, o trabalho apresenta a partir da origem, ocorrência, propriedades físicas assim como químicas.

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.

O Gás Natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos antiguidades como persas, babilónicos e gregos construíram templos onde mantinham aceso o fogo eterno.

Um dos primeiros registos históricos do uso económico ou socialmente aproveitável do Gás natural aparece na china, nos seculos XVIII e XIX. Ios chineses utilizaram locais de escape de Gás natural mineral para construir alto-forno destinados a cerâmica e metalurgia de forma ainda rudimentar.

Petróleo e sua origem

O petróleo é o produto da compreensão e aquecimento da meteria orgânica depositada junto com os sedimentos. Os soterramento progressivo e consequente subsidência dessa matéria orgânica depositada juntamente com os sedimentos marinhos ou lacostes produz a compactação e formação de uma rocha chamada rocha geradora. A matéria orgânica no estado solido presente na rocha geradora é chamada de querogenio. Com o incremento de temperatura as moléculas do querogenio começam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, em processo denominado catagénese. Para se ter uma acumulação do petróleo é necessário que, apos o processo de geração, ocorra a migração do óleo e ou gás através das camadas de rochas adjacentes ate encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e ou gás em uma rocha porosa e permeável chamada rocha reservatório.

Gás Natural e sua origem

O Gás Natural é uma mistura de gases encontrado frequentemente separado do petróleo. Ainda que a sua composição seja diferente dependendo da fonte da qual é extraído, é composto por metano em quantidades que superam 90 ou 95%, e contem outros gases como nitrogénio etano, CO2 ou restos de butano ou propano.

A composição do Gás Natural pode variar bastante dependendo de factores relativos ao campo em que o Gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O Gás Natural é um combustível fóssil é uma energia não-renovável.

O Gás Natural é encontrado no subsolo através de jazigos de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do interior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação de material orgânico de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microrganismos que, em eras pré-históricas se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e por isto, sua degradação se deu fora do contacto com o ar a grandes temperaturas e sob fortes pressões.

Propriedades físicas do Petróleo e Gás Natural

O petróleo bruto extraído dos poços é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e seus compostos, e compostos não hidrocarbónicos, que se apresentam sob forma liquida, solida ou gasosa.

As propriedades do petróleo bruto dependem muito de onde se origina e variam bastante de uma região para outra, em cor e composição. Entre estas, as propriedades físicas são comumente utilizadas para caracterizar e diferencia o petróleo de uma fonte daquele originário de outra.

O Gás Natural (principalmente constituído de metano) conte quantidades de outros hidrocarbonetos: Etano, propano, butano, pentano e também dióxido carbono e agua.

Composição Química do Gás Natural e do Petróleo

O Gás Natural como encontrado na natureza é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o metano. O Gás Natural não associado apresenta proporções mais significativas de etano, de propano, butano e hidrocarboneto mais pesados.

Alem dos hidrocarbonetos fazem parte da composição do Gás Natural bruto outros componentes tais como o CO2, N2, H2S, H2O, HCL, metanol e impurezas mecânicas.

O petróleo é um liquido oleoso formado por hidrocarbonetos (possui só um hidrogénio e carbono) e através dele obtemos principalmente os alcanos ou parafinas, por exemplo o gás metano, os alcanos tem baixa reatividade não reagem muito porque são formados de ligações simples.

Aplicações do Petróleo e do Gás Natural

Do petróleo chega-nos um número infindável de produtos que fazem parte da nossa vida actual. De seguida são exemplificadas algumas das principais aplicações do petróleo:

  • Butano e o propano: produtos gasosos, incolores utilizados como combustível industrial e doméstico; Gasolina: uma mistura altamente volátil e extremamente inflamável; Gasóleo: é um combustível oleoso mais pesada do que a nafta e mais leve que o óleo combustível. É utilizado em motor de ignição por compressão ou para aquecimento; Fuelóleo: Combustível oleoso pesado utilizado para a indústria e transporte; Asfalto: produto petrolífero extremamente pesado obtido do residio do petróleo. É utilizado principalmente na pavimentação de estradas; Termoplásticos: amolecem quando são aquecidos e endurecem novamente quando arrefecem; Plásticos Termo estáveis: permanecem rígidos depois de serem preparados e não amolecem depois de aquecidos, Poliéster: utilizado em borrachas de silicone, tintas, materiais de isolamento elétrico, impermeabilização de paredes e cosméticos, entre outras aplicações;

O petróleo para além de gerar combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

O Gás Natural é largamente utilizado em residência para o aquecimento de chuveiros e acendimento de fogões, aquecer saunas, piscinas, lavadoras e secadoras de roupas, em sistemas de refrigeração lareiras, aquecedores de ambiente, combustível de automóveis.

Fontes naturais em Moçambique

O Gás Natural em moçambique foi descoberto pela primeira vez na região de Pande, província de Inhambane em 1962 pela Gulf Oil e mais tarde dos jazigos de Temane e Búzi.

O ambiente político que se vivia na africa austral e ausência de procura local, permitiu que o Gás Natural não fosse explorado. Foi preciso esperar ate ao ano 2000 para que realmente fossem criadas condições para a exploração do Gás de Temane e Pande em Moçambique, pela companhia Sul-Africana SASOL.

Recentemente foram descobertos novos jazigos de Gás Natural na bacia do Rovuma pela companhia Norte Americana ANADARKO, e outras descobertas substanciais foram com a Companhia Italiana ENI. A empresa Americana ANADARKO PETROLEUM, descobriu o petróleo na Bacia do Rovuma

Considerações finais

Apos fazer o trabalho conclui que tanto o petróleo como o gás são fontes energéticas importantíssimas para a sociedade.

O petróleo assim como o Gás Natural são recursos naturais não renováveis e principais fontes da energia da economia mundial. Deles extrai-se variados produtos, sendo os principais: Benzina, Óleo Diesel, Gasolina, Alcatrão, Polímeros Plásticos, Gás para o uso familiar, Metano, Etano, Propano, Butano, Pentano e também Dióxido Carbono

Para o caso especifico de Moçambique as descobertas de novos poços de Gás Natural e Petróleo, tem grandes implicações no que diz respeito da produção de novas fontes de receitas para o Governo Moçambicano, reduzindo a importância da ajuda externa e consequentemente a capacidade dos doadores pressionarem a governação

Bibliografia

www.wikipedia.pt acessado no dia 19 de Setembro

www.gasnet.co.br acessado no dia 26 de Setembro

www.abae.pt acessado no dia 29 de Setembro

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Resistência Africana Contra Ocupação Europeia

Introdução Africa é  um continente um tanto quanto pobre devido a varias razoes históricas como as que serão mencionadas no decorrer deste trabalho, referimo-nos exatamente a ocupação colonial. Africa foi por muitos anos dominada pelas colonias não conseguindo desta forma criar as suas próprias bases de desenvolvimento, mais vários esforços foram envidados até que em 1960, o tão conseguido ano foi conhecido como ano Africano, esta foi a década em que a maiorias dos povos africanos ficaram independentes, mas claro depois de varias batalhas travadas, outras das quais serão tema do nosso debate neste trabalho que se segue. Causas de Resistências Os sistemas coloniais apresentavam se diversos quanto a forma a intensidade com que utilizavam seus mecanismos e instrumentos de dominação diante da rica variedade de cultura pre colonial. Também não resta duvida de que a dominação não foi efetiva em todos os espaços geopolíticos, ficando na pratica circunscrita aos pequenos centros e

IMPORTANCIA DA AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAISES

1        Introdução A agricultura e a pecuaria permitem a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.  Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do sector primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. Mas neste trabalho vamos abordar a importancia da agropecuária nas economias dos países. As actividades agropecuária sempre desempenharam papel fundamental no processo de desenvolvimento económico dos países, evidenc