Avançar para o conteúdo principal

IMPORTANCIA DA AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAISES


1       Introdução

A agricultura e a pecuaria permitem a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.
 Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do sector primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.
Mas neste trabalho vamos abordar a importancia da agropecuária nas economias dos países.
As actividades agropecuária sempre desempenharam papel fundamental no processo de desenvolvimento económico dos países, evidenciando no estreito vinculo socioeconomico do sector rural com o sector  urbano, seja através do fornecimento de materias-primas industriais e alimentos para as cidades.

 2       Conceitualização

Agropecuária é uma atividade do sector primário, que cultiva plantas e cria animais, para a produção de bens de consumo. O sector agropecuário é composto pelos sectores agricultura, silvicultura, exploração florestal e pecuária e pesca.
Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do sector primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gadosuínosaves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.

3       Importância da Agropecuária na Economia dos Países

O papel da agricultura para o crescimento económico de um país sempre foi um tópico de grande relevância dentro da teoria econômica. Economistas clássicos, como Willian Petty (1623-1687) e François Quesnay (1694-1774), por exemplo, investigaram a importância da agricultura no processo de desenvolvimento econômico, o qual constitui, dessa forma, um assunto importante para economias.
A agropecuária possui importância fundamental na geração de renda, empregos e principalmente na produção de alimentos.
Apesar de inúmeros problemas enfrentados, pelos agricultores assentados nessa área, realizam actividades agropecuárias diversificadas, com relativo grau de importância no abastecimento do comércio local e internacional. Destacam-se como principais produtos agropecuários: leite, frangos e ovos, além de hortaliças, feijão e mandioca, entre outros.
Dada a importância da agropecuária, seja na ocupação de mão-de-obra rural, ou na produção de alimentos, é necessário aumentar ainda mais o aporte de investimentos. Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário das economias dos países, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas.

Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui é quanto à ocupação dos territórios, que tem por exemplo a produção de cana-de-açúcar, do café e por fim, a pecuária, que conduzem o povoamento das zonas rurais ou interiores dos países produtores.

4       Fatores da produção agropecuária

Os fatores que interferem na produção agropecuária são: terra, trabalho e capital. A importância de cada um desses fatores na agricultura está relacionada ao grau de desenvolvimento económico de cada país. A produção pode aumentar ou não dependendo da melhor utilização da terra, como no uso de sementes e mudas selecionadas, de técnicas de cultivo mais racionais, de fertilizantes, inseticidas etc.
A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos dentre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo. Sem contar as matérias-primas, são vários os factores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção nos países onde ocorre, dentre os principais estão:
Ø  Grande população com perspetivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural.
Ø  Irregularidades de superfícies favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território, onde se pratica a atividade.
Ø  A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte dos territórios.
A capital é o principal factor de produção, pois a agropecuária moderna depende de técnicas e equipamentos sofisticados como: tratores, irrigadores automáticos, semeadeiras, cortadeiras, colheitadeiras, ração e etc... Tudo isso significa que o agricultor terá grandes investimentos na sua empresa, podendo ganhar mais lucro.

 5       Agropecuária extensiva e intensiva

A agricultura e a produção  pecuária podem se enquadrar em dois modelos distintos denominados de intensivos e extensivos, esses podem variar conforme o nível de tecnologia empregado.
Nessa classificação não há preocupação em relação ao tamanho da propriedade ou da área em cultivo ou de criação, no caso da pecuária o importante é a análise acerca do grau de investimento na produção e de tecnologia empregado no cultivo ou na criação, assim como o índice de produtividade.
Todas as propriedades rurais desenvolvem suas atividades vinculadas ao uso de tecnologias (biotecnologia, insumos, fertilizantes, máquinas, implementos, técnicas entre outros), diante disso há uma grande aplicação de técnicas no preparo do solo, cultivo e colheita que resulta em altos índices de produtividade e atingem essas em pequenas áreas cultivadas, além de alcançar um tempo maior de exploração do solo, essas características estão ligadas à agricultura e pecuária intensiva.
As propriedades cuja agricultura e a pecuaria são realizadas de forma tradicional desenvolvem a agropecuaria extensiva, as pequenas propriedades de subsistência, nas quais a mão-de-obra geralmente é familiar, não utilizam tecnologias, não há preparação do solo como a correção, as sementes utilizadas não são selecionadas, não são empregadas técnicas modernas de cultivo, geralmente utilizam o arado de tração de bois ou cavalos, com baixo ou nenhum nível tecnológico, isso ocasiona uma baixa produtividade, dessa forma não conseguem competir no mercado.
Na produção pecuária a produtividade é medida a partir do número de animais por hectar, quanto maior a quantidade de animais em uma restrita área maior é o consumo de ração, pasto cultivado e assessoria de um médico veterinário. Nessa prática são alcançados elevados índices de produtividade, pois existe uma preocupação com a genética do animal, seja de corte ou leite, utilizando medicamentos para saúde animal que reflete diretamente na produção. A pecuária que pratica esses padrões produtivos é conhecida de intensiva.
Na pecuária extensiva os níveis de produtividade são baixos, uma vez que os animais têm sua dieta limitada ao consumo de pastos nativos, vivem soltos sem maiores cuidados, não recebem vacinas, essa prática deriva baixa produção de carne e leite em grandes áreas.
Em lugares onde é desenvolvida a agropecuária extensiva e intensiva, para alcançar uma produtividade razoavelmente satisfatória, é preciso que as condições naturais favoreçam, como chuva, temperatura entre outros, dessa forma qualquer variação climática brusca ocasiona perdas totais ou parciais da produção.
Na agropecuária intensiva tais fatores não exercem tanta influência, pois são utilizados sistema de irrigação, estufas que controlam temperaturas, na pecuária o gado é confinado, além de muitos outros recursos que amenizam os impactos climáticos, destacando que até mesmo nessa prática os elementos naturais são indispensáveis.
A Agropecuária extensiva é aquela onde os animais se alimentam à pasto, ou seja, eles ficam soltos praticamente todo o tempo. A Agropecuária Intensiva é aquela que onde os animais ficam confinados e recebem alimentação no próprio local de confino, vez ou outra poder ter alguma área para "alongar as pernas".
Em lugares onde é desenvolvida a agropecuária extensiva, para alcançar uma produtividade razoavelmente satisfatória, é preciso que as condições naturais favoreçam, como chuva, temperatura entre outros, dessa forma qualquer variação climática brusca ocasiona perdas totais ou parciais da produção.

6       Agropecuária Moderna

Agropecuária praticada em geral por grandes e médios produtores que empregam as mais modernas técnicas de cultivo e produção, utilizando todos os insumos necessários. Apresenta acompanhamento técnico especializado para todas as fases do trabalho, até que o produto chegue ao mercado. O manejo é adequado para que se obtenha uma boa produtividade e as relações sociais de produção são sempre assalariadas, com a utilização de empregados permanentes e temporários. 

 BIBLIOGRAFIA

Ø  GUILHOTO, J. J. M.; SESSO FILHO, U. A. Estimação da matriz insumo-produto apartir de dados preliminares das contas nacionais.  Economia Aplicada, São Paulo: v.9, n.2, p.277-299, 2005.
Ø  www.wikipedia.pt enciclopedia livre

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Resistência Africana Contra Ocupação Europeia

Introdução Africa é  um continente um tanto quanto pobre devido a varias razoes históricas como as que serão mencionadas no decorrer deste trabalho, referimo-nos exatamente a ocupação colonial. Africa foi por muitos anos dominada pelas colonias não conseguindo desta forma criar as suas próprias bases de desenvolvimento, mais vários esforços foram envidados até que em 1960, o tão conseguido ano foi conhecido como ano Africano, esta foi a década em que a maiorias dos povos africanos ficaram independentes, mas claro depois de varias batalhas travadas, outras das quais serão tema do nosso debate neste trabalho que se segue. Causas de Resistências Os sistemas coloniais apresentavam se diversos quanto a forma a intensidade com que utilizavam seus mecanismos e instrumentos de dominação diante da rica variedade de cultura pre colonial. Também não resta duvida de que a dominação não foi efetiva em todos os espaços geopolíticos, ficando na pratica circunscrita aos pequenos centros e

Petróleo e Gás Natural: Moçambique

  Introdução O presente trabalho debruça-se á sobre aspectos ligados a Petroleo e Gás Natural, tendo em conta que são recursos importantes para a nossa vida quotidiana, o trabalho apresenta a partir da origem, ocorrência, propriedades físicas assim como químicas. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia , servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas , óleo diesel , gasolina , alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos . Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio . O Gás Natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos antiguidades como persas, babilónicos e gregos construíram templos onde mantinham aceso o fogo eterno. Um dos p