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Turismo e o seu Impacto


 

Introdução

O presente trabalho debruçar-se á sobre o turismo, evolução histórica, tipos de turismo, principais centros turísticos e seu impacto.

O Turismo não é um fenómeno novo, pois muitas civilizações anteriores ao século XIX, já o conheciam e ao mesmo tempo, também o praticavam. A civilização ateniense já praticava turismo, pois existiam nos subúrbios de Atenas residências secundárias, que seriam casas de férias. Entre os romanos, as termas reuniam as classes privilegiadas como as de Pompeia ou Miróbriga. Tal como hoje, estas formas de vida, que afectaram uma pequena elite; desenvolveram-se num mundo enriquecido e politicamente estável: corresponderam ao supérfluo, que a mais pequena crise põe em jogo.

É no século XIX que o Turismo torna-se numa realidade, devido ás melhores condições de vida, resultantes com as reivindicações conseguidas na Revolução Industrial, tais como: a redução do horário de trabalho.

Entretanto, o progresso económico dos países, o aumento do período de férias e as férias pagas, são factores que contribuíram para aquilo a que designámos por turismo de massas interessados em Sol, Praia e Mar. Devido a esta avalanche de turista, era urgente o desenvolvimento rápido da indústria turística, de modo, a criar as infra-estruturas indispensáveis, tais como: a construção de Hotéis, Pousadas, Estalagens, a criação de aeroportos e mais algumas Agências de Viagem. Para além do turismo de Sol e Mar formam criados outros tipos de Turismo com vista a promover a nossa oferta turística: Turismo de Termalismo, Turismo de Negócios, Turismo Religioso, Turismo Cultural, Turismo Desportivo, entre outros.     

Conceitualização

Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como "as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

Em 2001, o Sr. David Martin Rendón Cohaíla graduado em turismo pela Universidade Privada de Tacna no Peru, define a ciência do turismo através da turismologia como: "A Ciência Social de factos, obtida por um processo consecutivo, o qual abrange várias medidas de movimento, motivação e uso do espaço turístico, que é a base que suporta a estrutura e super estrutura do homo turísticus".

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

Evolução histórica do Turismo

Existem duas linhas de pensamentos, nos quais a História do Turismo se divide. A primeira seria que o turismo é motivado pelo ócio, descanso, cultura, saúde, negócios ou relações familiares. Estes deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, conquista, comércio, etc. Não obstante o turismo tem antecedentes históricos claros. Depois, se concretizaria com o então movimento da Revolução Industrial. A segunda linha de pensamento se baseia em que o Turismo realmente se iniciou com a Revolução Industrial, visto que os deslocamentos tinham como intuito o lazer.

Idade Antiga


Na História da Grécia Antiga, dava-se grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura, diversão, religião e desporto. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistir as olimpíadas (que ocorriam a cada 4 anos na cidade de Olímpia). Para lá se deslocavam milhares de pessoas, misturando religião e desporto. Também existiam peregrinações religiosas, como as que se dirigiam aos Oráculos de Delfos e ao de Dódona. Durante o Império Romano os romanos frequentavam águas termais (como as das termas de Caracalla). Eram assíduos de grandes espetáculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para a costa (como o caso de um, muito conhecido, para uma vila de férias: a "orillas del mar"). Estas viagens de prazer ocorreram possivelmente devido a três factores fundamentais: a "Pax Romana", o desenvolvimento de importantes vias de tráfego e a prosperidade econômica que possibilitou a alguns cidadãos meios financeiros e tempo livre.

Idade Média


Durante a Idade Média ocorreu num primeiro momento um retrocesso devido ao maior número de conflitos e a recessão econômica, entretanto surge nesta época um novo tipo de viagem, as peregrinações religiosas. Embora já tenha existido na época antiga e clássica, entretanto o Cristianismo como o Islã estenderam a um maior número de peregrinos e deslocamentos ainda maiores. São famosas as expedições desde Veneza a Terra Santa e as peregrinações pelo Caminho de Santiago (desde 814 em que se descobriu à tumba do santo), foram contínuas as peregrinações de toda a Europa, criando assim mapas e todo o tipo de serviço para os viajantes. Quanto ao Turismo Islâmico de Hajj a peregrinação para Meca é um dos cinco Pilares do Islamismo obrigando a todos os crentes a fazerem esta peregrinação ao menos uma vez em sua vida.

Idade Moderna


As peregrinações continuam durante a Idade Moderna. Em Roma morrem 1.500 peregrinos por causa da peste. É neste momento quando aparecem os primeiros alojamentos com o nome de hotel (palavra francesa que designava os palácios urbanos). Como as viagens das grandes personalidades acompanhadas de seu séquito, comitivas cada vez mais numerosas, sendo impossível alojar a todos em palácio, ocorre à criação de novas edificações hoteleiras.

Esta é também a época das grandes expedições marítimas de espanhóis, britânicos e portugueses que despertam a curiosidade e o interesse por grandes viagens.

Ao final do século XVI surge o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses para fazerem um Grand Tour ao final de seus estudos, com a finalidade de complementar sua formação e adquirir certas experiências. Sendo uma viagem de larga duração (entre 3 e 5 anos) que se fazia por distintos países europeus, e desta atividade nascem as palavras: turismo, turista, etc.

Existindo um ressurgir das antigas termas, que haviam decaído durante a Idade Média. Não tendo somente como motivação a indicação medicinal, sendo também por diversão e o entretenimento em estâncias termais como, por exemplo, em Bath, na Inglaterra. Também nesta mesma época data o descobrimento do valor medicinal da argila com os banhos de barro como remédio terapêutico, praias frias onde as pessoas iam tomar os banhos por prescrição médica.

Idade Contemporânea


Com a Revolução Industrial se consolida a burguesia que volta a dispor de recursos econômicos e tempo livre para viajar. O invento do maquinário a vapor promove uma revolução nos transportes, que possibilita substituir a tração animal pelo trem a vapor tendo as linhas férreas que percorrem com rapidez as grandes distâncias cobrindo grande parte do território europeu e norte-americano. Também o uso do vapor nas navegações reduz o tempo dos deslocamentos.

Inglaterra torna-se a primeira a oferecer passagens de travessias transoceânicas e dominam o mercado marítimo na segunda metade do século XIX, o que favorecerá as correntes migratórias europeias para a América. Sendo este o grande momento dos transportes marítimos e das companhias navais.

Começa a surgir na Europa o turismo de montanha ou saúde: se constroem famosos sanatórios e clínicas privadas europeias, muitos deles ainda existem como pequenos hotéis guardando ainda um certo charme. É também nesta época das praias frias (Costa azul, Canal da Mancha).

Principais destinos turísticos do mundo



De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Turismo (OMT), agência da ONU especializada em Turismo, em 2007 aconteceram 903 milhões de chegadas de turistas internacionais, um acréscimo de 6,6% em relação a 2006. Os países mais visitados pelos turistas internacionais entre 2006 e em 2008 são europeus, com a França mantendo o primeiro lugar.

Em 2007, a Ucrânia e a Turquia entraram na lista dos 10 maiores destinos, superando o México e retirando Rússia e Áustria da lista dos 10 mais visitados. Em 2008 a Ucrânia atingiu o sétimo lugar, antes ocupado pela Alemanha.


 

Chegadas de Turistas Internacionais ( Milhões)

Posição mundial

País

Continente

2008

2007

2006

1

França

Europa

79,3

81,9

79,1

2

EUA

EUA

58

56

51,1

3

Espanha

Europa

57,3

58,7

58,5

4

China

Ásia

53

54,7

49,6

5

Itália

Europa

42,7

43,7

41,1

6

Inglaterra

Europa

30,2

30,7

30,7

7

Ucrânia

Europa

25,4

23,1

18,9

8

Turquia

Europa

25

22,2

18,9

9

Alemanha

Europa

24,9

24,4

23,6

10

México

EUA

22,6

21,4

21,4

Tipos de Turismo

Como atividade económica, o turismo passa por inovações constantes, em relação à competitividade dos mercados e das exigências da demanda.  
As empresas de turismo caminham para a especialização: deixando de ser generalistas, oferecem agora produtos segmentados, para uma demanda específica.
 
Assim, os tipos de turismo são apresentados na tabela a seguir:

Tipos de Turismo

Turismo cultural

Turismo mais tradicional

  • Turismo esotérico;
  • Turismo desportivo;
  • Turismo náutico;
  • Ecoturismo
  • Turismo de negócio;
  • Turismo de saúde;
  • Turismo religioso;
  • Turismo de férias

  

 
 


 

Importância do turismo

O Turismo é a actividade do sector terciário que mais cresce (dentre as espécies, significativamente, o turismo ecológico, o turismo de aventura e os cruzeiros marítimos) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo. Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do sector turístico e necessário para a economia de diversos países com excelente potencial turístico.

Grandes metrópoles globais também usam o turismo para sua fonte econômica, apesar de terem uma ampla economia de influência nacional ou internacional, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova-York, Los Angeles, Londres, Paris, Tóquio, entre outras. Muitas delas utilizam diversos tipos de turismo, como: de negócios, lazer, cultural, ecológico(mais aplicado em cidades menores com maior área rural, apesar de existirem reservas florestais em algumas metrópoles).

Actualmente, um dos locais que mais crescem com o turismo, é a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Pela sua localização, próxima à regiões de conflitos étnicos e religiosos, a cidade teve de enfrentar muitos obstáculos para ser conhecida em diferentes partes do mundo. Conta com os mais exóticos e originais arranha-céus, sendo muitos deles, hotéis, tendo destaque para o Burj Al Arab, cartão postal da cidade, e para o Rose Tower, o hotel mais alto do mundo.

Impactos do Turismo

 Para se identificar e analisar os atributos chaves de uma região, faz-se necessário a utilização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que objetiva determinar, com antecedência, fatores que possam afetar a habilidade para construção de um desenvolvimento desejado e os atributos que serão afetados pela actividade proposta. Os resultados podem influenciar decisões, considerando, para prosseguir, escolhas de "design", planos de construção e métodos para mitigar efeitos indesejáveis.

Impacto Economico

O turismo representa a oportunidade de obter, de maneira rápida, as divisas necessárias que equilibram a balança nacional de pagamentos. O papel do turismo na balança de pagamentos de um país costuma ser expresso em termos de entradas, geradas pelos visitantes internacionais e gastos realizados pelos nacionais no exterior.

O turismo pode influenciar na economia, gerando benefícios e prejuízos, tais como os arrolados nesta tabela a seguir.

BENEFÍCIOS

PREJUÍZOS

  • Geração de Empregos e de Rendas;
  • Especulação Imobiliária;
  • Aumento de Divisas em Moeda Estrangeira;
  • Aumento da Economia Informal;
  • Aumento da Arrecadação de Impostos;
  • Aumento do Custo de Vida;
  • Descentralização de Riquezas;
  • Inflação;
  • Expansão das Oportunidades Locais.
  • Privilégio de Benefícios Econômicos.


 

Impactos sociais do turismo

Existem cinco estágios resultantes dos impactos sociais do Turismo:

 1º- Euforia, quando as pessoas vibram com o desenvolvimento do turismo. Recebem os turistas; registam-se sentimentos de satisfação mútua. Oportunidades de emprego, negócios e lucro são abundantes e aumentam com o crescimento do número de turistas.
 2º- Apatia, na medida em que a actividade cresce e se consolida, a população receptora considera a rentabilidade do sector como garantia, e o turista é considerado meio para a obtenção de lucro fácil. Contatos humanos mais formais do que no estágio anterior.
-
Irritação
, manifesta se à medida que o turismo começa a atingir níveis de saturação ou o local já não consegue atender às exigências da demanda.
4°- Antagonismo, à medida que os moradores não disfarçam sua irritação e responsabilizam os turistas por seus males e pelos problemas da localidade. O respeito mútuo e a polidez desaparecem, o turista passa a ser hostilizado pela população receptora.
 5°- Arrependimento, ocorre quando a população se conscientiza de que ,na ânsia de obter vantagens do turismo, não considerou as mudanças que estavam acontecendo e nem pensou em impedi-las. Conviverá com o fato de que seu ecossistema nunca será o mesmo que era antes do advento do turismo.  Além destes estágios, registam-se outros benefícios e prejuízos causados pelo turismo, à sociedade apresentados na tabela que se segue:

BENEFÍCIOS

PREJUÍZOS

  • Diminuição do índice de desemprego;
  • Melhoria e Desenvolvimento da Infra – Estrutura;
  • Capacitação da Mão – de – Obra e sua especializada;
  • Melhoria da Qualidade de Vida;
  • Desenvolvimento da Estrutura Urbana;
  • Aumento de Actividades de Lazer;
  • Integração e Desenvolvimento Regional
  • Imigração Desordenada;
  • Aumento da Prostituição;
  • Tráfico de Drogas;
  • Acúmulo de Lixo Urbano e Rural;
  • Aumento da Criminalidade e do Vandalismo;
  • Desconforto da População Local;
  • Desagregação Familiar;
  • Doenças;
  • Aumento da População Sazonal

Impactos culturais do turismo

 É impossível desconsiderar a cultura de um povo como uma das mais importantes motivações das viagens turísticas. A cultura de um povo como é o conjunto de padrões explícitos ou implícitos do comportamento, adquiridos ou transmitidos por símbolos, que constituem o patrimônio de grupos humanos, inclusive sua materialização em artefactos. O aspecto mais importante de uma cultura reside nas ideias tradicionais - de origem e seleção histórica - e, principalmente, no de significado". Existem muitas culturas diferentes, que passam a ser elemento de atractividade das nações e de regiões específicas dentro de um mesmo país.
 

 Impactos culturais favoráveis


  • Valorização do artesanato;
  • Valorização da herança cultural;
  • Orgulho étnico;
  • Valorização e preservação do patrimônio histórico;

    Impactos culturais desfavoráveis

Descaracterização do artesanato - A produção de artesanato, voltada unicamente para o consumo dos turistas - como souvenirs - descaracteriza sua função original, utilitária, dos objetos para transformá-los em itens de decoração.

Vulgarização das manifestações tradicionais - As ações mercadológicas do turismo geralmente apresentam aos turistas dos países desenvolvidos cenas e manifestações culturais dos países em desenvolvimento de forma inexata e romantizada, contribuindo para a criação de uma imagem simplista e estereotipada.

Arrogância cultural – O folclore e outras manifestações culturais dos povos visitados são geralmente apresentados aos turistas em salões especiais, com ar-condicionado e poltronas confortáveis, para evitar o contato direto do turista com os nativos, transformando-os em objetos de observação.

Destruição do patrimônio histórico - O acesso de turistas em massa pode comprometer as estruturas de bens históricos, devido à circulação excessiva de veículos e das ações depredatórias dos próprios turistas, nem sempre controláveis.

Impactos ambientais do turismo

Nem todas as intervenções do turismo sobre o meio ambiente se traduzem em degradação ou agressão ao meio ambiente. Qualquer mudança social ou econômica pode provocar mutações na relação do homem com seu espaço. O vazamento de óleo de um navio no mar provoca mais danos à natureza do que milhares de turistas na praias em um fim-de-semana.
 Essa autora explana também que os impactos do turismo sobre o meio ambiente podem ser:

 Impactos ambientais positivos

  • Criação de planos e programas de conservação e preservação de áreas naturais, de sítios arqueológicos, de monumentos;
  • Promove-se a descoberta e a acessibilidade de certos aspectos naturais em regiões não valorizadas, a fim de desenvolver o seu conhecimento por meio de programas especiais (ecoturismo).
  • A renda dessa actividade, tanto indireta (impostos) quanto direta (taxas, ingressos), proporciona as condições financeiras necessárias para a implantação de equipamentos e outras medidas preservacionistas.

    Impactos ambientais negativos

  • O turismo implica na ocupação e na destruição de áreas naturais que se tornam urbanizadas e poluídas pela presença e pelo tráfego intenso de turistas;
  • Poluição visual provocada pela construção de equipamentos turísticos modifica o meio, descaracterizando a paisagem;
  • Poluição do ar, provocadas pelos motores, produção e consumo de energia;
  • Poluição da água provocada por: descarga de águas servidas in natura, falta ou mau funcionamento dos sistemas de tratamento; descargas de esgotos de iates de recreio, gases emitidos por barcos a motor;
  • Poluição sonora;
  • Destruição da fauna e da flora.

Medidas para minimizar os impactos ambientas do turismo

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que os impactos ambientais do turismo diminuam, Eis algumas delas.
 Na implantação/operação de equipamentos turísticos

  • Identificar e minimizar os problemas ambientais originários da operação dos equipamentos, concentrando as atenções nos novos projetos e zelar pela preservação ambiental de áreas protegidas ou ameaçadas, de espécies de fauna e flora, de paisagens;
  • Reduzir e reciclar o lixo e controlar o consumo de água fresca e tratar as águas servidas;
  • Controlar, diminuir a emissão de gases e outros poluentes, reduzir e eliminar os produtos nocivos ao meio ambiente natural, como inseticidas, pesticidas, corrosivos tóxicos ou materiais inflamáveis e Respeitar e proteger objectos e sítios históricos e religiosos;

Soluções comportamentais para a proteção do meio ambiente

Essas soluções buscam identificar as condições sob as quais os agentes individuais do desenvolvimento restringem voluntariamente o uso dos bens públicos, sem coações ou obrigações externas, controlando seus ímpetos desenvolvimentistas. Essas soluções envolvem valores sociais, tais como o altruísmo, a confiança, a consciência, as normas coletivistas, a responsabilidade social, a informação e a comunicação. Uma das maiores barreiras para a contenção ou a restrição voluntária da implementação de equipamentos e actividades turísticas que provocam danos ao meio ambiente está no medo de os empresários parecerem idiotas, nos interesses individuais e na desconfiança. Eles, por fazerem um sacrifício individual, serão considerados empresários simplórios e serão ridicularizados pelos seus atos. Demonstrar aos agentes de desenvolvimento turístico os efeitos econômicos de uma postura empresarial oportunista e de visão a curto prazo é uma das formas de estimular a participação voluntária dos mesmos.

Considerações finais

A actividade turística tem uma grande importância na economia mundial e o modo pelo qual ela vem crescendo ano após ano. Sendo assim alguns dos aspectos que contribuem para o crescimento do turismo são: aumento do tempo livre, aumento na renda da população, evolução tecnológica, impactos psicológicos da vida nas grandes cidades. E porque o turismo é considerado uma actividade bastante rentável, muitas regiões decidem investir no desenvolvimento dele e acabam esquecendo dos riscos que esta actividade encerra. Na maioria das vezes, tais riscos advêm de seu mau uso, que, por sua vez, tem origem na falta de informações e conhecimentos de suas peculiaridades.  

A importância do turismo numa nação depende, basicamente, de suas pré-condições naturais e econômicas: existência do atrativo turístico, infra-estrutura urbana, equipamentos turísticos e acessibilidade ao mercado consumidor, característica do local turístico, etc., e, em função das alternativas possíveis, o papel reservado a esse sector em sua estratégia de desenvolvimento econômico. O turismo provoca uma procura cada vez mais elevada, e em espiral de bens e serviços, provoca o uso de tecnologias avançadas e alinhadas com as melhores práticas internacionais.

O turismo, como qualquer outra actividade, deve ir ao encontro dos conceitos do desenvolvimento sustentável, devendo ser muito bem planeado para que seus impactos no meio ambiente sejam minimizados.

Bibliografia

  • Turismo em moçambique e os desafios da integração SADC, tema da VII reunião de economistas da CPLP, 09 a 11 de abril 2008, Maputo;
  • www.wikipedia.pt – Enciclopédia livre, acessado do dia 23 de Agosto de 2012 as 15 horas e 21 minutos;


 


 


 


 


 


 

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